O CredifilEmpréstimosCartão de CréditoCréditoFinanciamentoRefin.Consórcios

Consórcios

O consórcio é uma ótima opção para fugir dos alto cusato de financiamento no Brasil


Se você pensa em investir em um consórcio, é importante entender como ele funciona e quais são as vantagens em sua aquisição. De maneira simplificada, o consórcio é um grupo de pessoas que, organizadas por uma empresa, se juntam com o objetivo de adquirir bens em um sistema de compra parcelada. Os tipos de bens que podem ser comprados são indefinidos, mas em geral são carros, motos e imóveis. Existem também consórcios voltados para cursos, máquinas, viagens, tratamentos médicos e outros bens e investimentos.

Como funciona?

A aquisição de um consórcio é mais simples que o crédito normal. O interessado por um consórcio se compromete a pagar determinada parcela por um prazo predefinido. O valor total pode ser definido pelo preço do produto a ser adquirido (por exemplo, uma moto) ou pelo preço da carta de crédito com a qual o cliente quer se comprometer (no caso de um imóvel). Durante o prazo de pagamento do consórcio, existe a possibilidade da contemplação, por sorteio ou lance. No caso do sorteio, parte dos consorciados recebem o bem adquirido antes do prazo de pagamento acabar, já no caso do lance, aquele que apresentar o maior lance é contemplado. Lembre-se, é sempre importante fazer seu consórcio com empresas de confiança para não ter surpresas desagradáveis no meio do caminho. No Brasil, os consórcios são regulados por normas do Banco Central.
Existem análises para avaliar a capacidade de pagamento do interessado, mas uma vez que o risco não é alto para a empresa administradora do consórcio, as avaliações são menos rigorosas do que aquelas feitas para crédito.


Vantagens do consórcio

O consórcio é popular no Brasil pelo histórico de altas taxas de juros e inflação, que dificultam a aquisição de crédito por empresas e pessoas. Assim, a possibilidade de parcelar uma compra e ser contemplado antes de o prazo de pagamento é uma maneira de adquirir bens de maior valor e realizar suas compras e investimentos. O consórcio é uma possibilidade real de adquirir bens sem pagar as altíssimas taxas de juros que predominam no Brasil, principalmente nos empréstimos para consumo.


Outros Temas


Brasil