O CredifilEmpréstimosCartão de CréditoCréditoFinanciamentoRefin.Consórcios

Juros ao consumidor caem em 2012 - 28/01/12


por Marco Henrique Torres

Consumidores começam a sentir agora uma série de cortes nos juros básicos da economia realizados pelo Banco Central. Os cortes feitos pelo Banco Central foram realizados como tentativa de combater a desaceleração da economia devido à crise nos países europeus. O primeiro banco a realizar cortes foi a Caixa Econômica Federal. Seus clientes terão acesso a taxas menores no crédito pessoal, cheque especial e no cartão de crédito. Outras linhas de crédito, como a voltada para o pequeno empreendedor, também sofreram cortes.

De maneira geral os bancos públicos, com ao Caixa e o Banco do Brasil, são os primeiros a seguirem as tendências do Banco Central, pois se alinham às políticas do governo. Isto é, com juros mais baixos em linhas de crédito voltadas ao consumidor o governo pretende combater a desaceleração com o aumento do consumo. A Caixa realizou cortes também nos empréstimos consignados e para aposentados.

A tendência do mercado de crédito é de que os outros bancos sigam o a movimentação da Caixa e baixem suas taxas, sinal de que o ano de 2012 pode ser melhor para o consumidor. Diante das incertezas quanto à saúde da economia mundial, o governo procura fortalecer o consumo para não deixar a economia brasileira entrar na mesma onda.

Seguindo a mesma tendência, o governo também pensa em reduzir o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que incide sobre todo empréstimo concedido no Brasil. Essa decisão seria mais uma medida para evitar que a economia entre em recessão junto com outras grandes economias do mundo.
» Voltar

Outros Temas


Brasil