O CredifilEmpréstimosCartão de CréditoCréditoFinanciamentoRefin.Consórcios

Qualidade do crédito melhora no primeiro trimestre - 22/04/12

A concessão de crédito ao consumidor no primeiro trimestre de 2012 foi a melhor desde o primeiro trimestre de 2010


por Marco Henrique Torres

A concessão de crédito ao consumidor no primeiro trimestre de 2012 foi a melhor desde o primeiro trimestre de 2010, segundo o Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor. O indicador chegou a 80,4 pontos para o semestre citado. O indicador avalia a qualidade do crédito em uma escala de 0 a 100 e quanto maior o número contatado, melhor a qualidade do crédito. O indicador está baseado na chance de inadimplência, seguindo conceitos usados em economias desenvolvidas.

Os dados, divulgados na sexta-feira(20), indicam melhora no setor de crédito ao consumidor, que inclui produtos como o crédito pessoal, o CDC e o financiamento de veículos. Economistas da Serasa afirmaram que a redução dos juros, a manutenção do desemprego baixo e o crescimento moderado do endividamento auxiliam na diminuição de riscos de inadimplência. O indicador é base para tomada de decisões no mercado bancário e é fator de definição de expectativas de empresários e consumidores.

O aumento da qualidade do crédito ao consumidor foi mais sentido no Sudeste (de 80,6 para 80,8); no Sul (de 84,9 para 85,3); e no Centro-Oeste (de 79,1 para 79,5). No Nordeste e no Norte a qualidade do crédito permaneceu estável se comparado com o último trimestre de 2011.

A divulgação do indicador, realizada trimestralmente, pode levar à queda das taxas de juros no Brasil. Caso o indicador continue alto, indicando melhora da qualidade do crédito, as instituições concessoras de crédito podem decidir por diminuir os juros, dado que o risco também estaria menor.


» Voltar

Outros Temas


Brasil