O CredifilEmpréstimosCartão de CréditoCréditoFinanciamentoRefin.Consórcios

Buscando um empréstimo? Compare - 05/04/0212

A facilidade de conseguir determinados tipos de empréstimo levou muitas famílias brasileiras do sonho ao pesadelo. O crédito, que deveria trazer facilidades, trouxe complicação financeira inesperada por falta de planejamento.


Por Marcos Henrique Torres


Procurar um empréstimo está dentro da realidade de quase todo brasileiro. Os objetivos são diversos: financiar um imóvel, sair de carro da concessionária ou comprar aquela televisão para ver melhor os jogos do Brasileirão. A facilidade de conseguir determinados tipos de empréstimo levou muitas famílias brasileiras do sonho ao pesadelo. O crédito, que deveria trazer facilidades, trouxe complicação financeira inesperada por falta de planejamento.

Um dos grandes exemplos disso é o crédito pessoal. Existem muitos bancos e financeiras que oferecem o produto e, como qualquer produto no mercado, a diferença de preço é muito significativa. Vários consumidores pecam em não comparar bem a taxa de juros que pagam quando vão assinar seu contrato de crédito. Esse pode ser o começo da bola de neve. Outro ponto importante é a escolha do prazo e a disponibilidade de seguro. Em alguns casos o consumidor não tem em mente que o prazo é muito grande ou que as parcelas podem pesar em determinadas épocas do ano em que têm mais gastos. Em outros, por não terem seguro, acabam se enrolando em dívidas quando há imprevistos como perder o emprego ou uma doença.

Para evitar a inadimplência, inimiga do consumidor e dos bancos, tudo deve ser feito com bastante racionalidade. Em muitos casos o impulso de consumir leva o cidadão a assumir dívidas que não pode pagar no médio prazo ou a aceitar taxas de juros que são acima do que pagaria em outras lojas e financeiras. Comparação e planejamento são os melhores métodos para obter um bom empréstimo, adequado à sua realidade.

Por isso se lembre: o crédito, seja ele qual for, é uma vantagem que está à sua disposição, mas deve ser analisado com atenção para não comprometer o futuro financeiro de sua família.

» Voltar

Outros Temas


Brasil