O CredifilEmpréstimosCartão de CréditoCréditoFinanciamentoRefin.Consórcios

Crédito ao consumidor terá retomada só em 2013, diz Serasa - 05/08/2012

O crédito ao consumidor deve apresentar crescimento ‘vigoroso’ apenas no próximo ano, afirmou a Serasa-Experian.


por Marco Henrique Torres

O crédito ao consumidor deve apresentar crescimento "vigoroso" apenas no próximo ano, afirmou a Serasa-Experian. A avaliação da Serasa-Experian se deve ao recuo do Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor, de 0,1%. O índice atingiu o patamar de 98,6 pontos. Apesar de ser a menor queda dos últimso meses, a Serasa avalia que a concessão de crédito ao consumidor está abaixo do ritmo histórico.

Depois de o índice se estabilizar abaixo dos 100 pontos, a Serasa afirmou: "A virtual estabilização deste indicador em patamar inferior ao nível 100 revela que as concessões de crédito ao consumidor continuarão evoluindo em ritmo mais lento durante o segundo semestre deste ano".

A afirmacao da Serasa se deve a alguns fatores econômicos, mas os principais seriam o conservadorismo e seletividade das instituições financeiras na aprovação de crédito para os consumidores, além do alto nível de inadimplência, que precisa ser reduzido. O fato é que os estímulos feitos pelo governo não conseguiram acelerar a concessão de crédito ao consumidor de maneira efetiva, pelo menos para o ano de 2012.

A Serasa ainda firmou que o nível do indicador para o crédito ao consumidor "deverá continuar evoluindo gradualmente ao longo dos próximos meses concomitante à expectativa de reativação do crescimento da economia".



» Voltar

Outros Temas


Brasil