O CredifilEmpréstimosCartão de CréditoCréditoFinanciamentoRefin.Consórcios

Pessoa física paga menor taxa de juros desde 1995 - 15/08/12

Taxas de juros são as mais baixas desde 1995, quando a série histórica foi criada pela Anefac


Pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) revelou que as taxas juros tiveram nova queda em julho de 2012, seguindo tendência de redução do ano. A taxa de juros média para pessoa física apresentou redução de 0,08%, indo de 6,2% para 6,12% ao mês (1,85% no ano, indo de 105,82% para 103,97% ao mês). Com isso, a taxa de juros chegou à menor taxa desde que a série foi iniciada, em 1995.

A pesquisa analisou seis linhas de crédito diferentes e apenas o crédito rotativo de cartão de crédito ficou estável. Recuaram a taxa de comércio, o cheque especial, o CDC de bancos para financiamento de automóveis, o empréstimo pessoal dos bancos e o crédito pessoal das financeiras. O empréstimo pessoal dos bancos recuou de 3,63% para 3,57% ao mês. Já o crédito pessoal das financeiras foi de 8,04% para 7,92%.

Miguel José Ribeiro de Oliveira, coordenador de estudos econômicos da Anefac, afirmou que as reduções podem ser resultado da redução dos índices de inadimplência e à última redução da taxa básica de juros (Selic) realizada pelo Banco Central do Brasil. Ainda segundo Oliveira, a expectativa da instituição é de continuidade na redução das taxas de juros nos próximos meses, devido à expectativa de redução da taxa Selic, da queda da inadimplência e da maior competição no setor bancário.



» Voltar

Outros Temas


Brasil