O CredifilEmpréstimosCartão de CréditoCréditoFinanciamentoRefin.Consórcios

Consultoria projeta juros do crédito pessoal para 46,7% a.a. em 2012 - 18/02/2012

As taxas de juros do crédito pessoal devem cair em 3% em 2012


por Marco Henrique Torres

As taxas de juros do crédito pessoal devem cair em 3% em 2012 segundo a Tendências Consultoria, em sua projeção para o ano. Segundo a pesquisa, em 2012 a taxa de juros média para crédito pessoal deve terminar em 46,7%.

Segundo a consultoria, a queda se deve às seguidas reduções da taxa básica de juro realizadas pelo Banco Central. Com a queda os bancos tem mais facilidade de captar recursos, diminuindo assim o spread bancário, diferença entre o custo de captação e empréstimo do dinheiro pelos bancos. Com menor custo de captação e juros básicos mais baixos, a tendência é que o consumidor possa sentir a diferença no bolso.

A consultoria continua afirmando que a tendência de queda serve também para outras linhas de crédito, como o cheque especial ou o financiamento de veículos. O crédito para compra de automóveis tem tendência de queda de 2,6%. Segundo a consultoria o crédito para compra de veículos deve chegar a 24,7% em dezembro de 2012.

A redução dos juros faz parte da política do governo de promover o consumo para combater a recessão mundial que afeta diretamente o Brasil, grande exportador de commodities. Com o aumento do consumo o mercado interno tende a aquecer, acelerando assim o crescimento da economia através do crédito. Linhas de crédito como financiamento de imóveis, empréstimo consignado, refinanciamento de dívidas e bens e outros também devem ser afetados pela mudança da política econômica do governo.
» Voltar

Outros Temas


Brasil