O CredifilEmpréstimosCartão de CréditoCréditoFinanciamentoRefin.Consórcios

Juros tiveram 3ª queda seguida em fevereiro, diz Anefac - 14/03/2012

Pesquisa da Anefac revela terceira queda consecutiva das taxas de juros médias em operações de crédito


por Marco Henrique Torres

Pesquisa realizada pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) revelou que as taxas de juros voltaram a cair no mês de fevereiro. A taxa média teria caído cerca de 0,07% em relação a janeiro. As taxas para pessoas físicas tiveram média de 6,33% ao mês e as taxas para pessoa jurídica passaram a uma média de 3,72% ao mês.

Os juros das linhas de empréstimo pessoal tiveram redução de 0,18%, indo a 3,81% ao mês, na média. A série histórica, que foi iniciada em 1995, registrou nesse mês a menor taxa mensal desde sua criação. Já as taxas de juros do cartão de crédito mantiveram média similar ao do mês anterior, fechando em 10,69% ao mês (238,3% ao ano).

As taxas de juros do comércio recuaram 0,10%, indo a 4,95% ao mês, batendo também recorde histórico dentro dos cálculos da Anefac. O crédito pessoal por financeiras apresentou baixa também, indo a 8,24% ao mês, enquanto o financiamento de automóveis por CDC teve queda de 0,04%, chegando a 1,97% ao mês. O cheque especial viu recuo de 0,01%, indo a 8,33% ao mês.

A Anefac afirmou que as reduções encontradas em sua pesquisa se devem a medidas da política econômica federal para promover o consumo no país, com a redução da Taxa Selic e a queda do Imposto sobre Operações de Crédito (IOF). Novas reduções são esperadas para os próximos meses por conta da política econômica do Governo Federal contra a desaleração da economia.


» Voltar

Outros Temas


Brasil