O CredifilEmpréstimosCartão de CréditoCréditoFinanciamentoRefin.Consórcios

Demanda por crédito sobe 14% - 13/06/12

A demanda do consumidor por crédito aumentou 14%, segundo o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito


por Marco Henrique Torres

A demanda do consumidor por crédito aumentou 14%, segundo o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito. Aumento ocorreu na comparação do mês de maio com o mês anterior. No mês de abril a Serasa Experian constatou redução de 11,2%. Já na comparação do mês de maio de 2012 com maio de 2011, houve queda de 7,5% na demanda por crédito. No acumulado do ano (5 meses) houve queda de 7,6% se comparado com o ano anterior. Os dados mostram que, apesar do aumento revelado de abril a maio, não há motivo para maiores comemorações, pois na visão geral houve desaquecimento do setor de crédito ao consumidor. O desaquecimento se deve principalmente aos maiores níveis de inadimplência e endividamento do consumidor, que não tem mais fôlego para novos créditos.

O aumento do mês de maio pode ter sido causado pelo Dia das Mães, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no setor automotivo e as reduções das taxas de juros anunciadas por diversas instituições financeiras, segundo os economistas do Serasa Experian.

A pesquisa constatou que os consumidores que ganham até R$1000,00 foram os que mais aumentaram sua demanda por crédito em maio, com alta de mais de 15% em relação ao mês anterior. Já no acumulado do ano, apenas os consumidores que ganham até R$500,00 tiveram demanda crescente por crédito, com alta de 1,9%. Já na análise regional, o Sul e o Sudeste tiveram maior crescimento na demanda por crédito em maio, mas o maior recuo no acumulado do ano.

Se por um lado o governo não tem como controlar do Dia das Mães, o esforço para o aumento do consumo através da redução dos juros pelos bancos públicos e a redução do IPI tem dado resultados. Com mais crédito barato, pessoas que ainda não tinham acesso ao crédito veem novas possibilidades para adquirir produtos e veículos, especificamente.

» Voltar

Outros Temas


Brasil