O CredifilEmpréstimosCartão de CréditoCréditoFinanciamentoRefin.Consórcios

Taxa de juros é a menor desde 1995 - 11/05/12

Empréstimo pessoal e outras linhas de crédito atingem menor taxa de juros desde 1995, apurou pesquisa da Anefac


Por Marco Henrique Torres

Pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) revelou que resultados surpreendentes sobre o nível dos juros no Brasil. Os bancos públicos e privados cortaram suas taxas e com isso a taxa média foi para 6,25% em abril, contra 6,33% computado em março. Em outra pesquisa a Fundação Procon-SP encontrou queda nos juros do empréstimo pessoas de 5,78% para 5,43%. Já no cheque especial a queda foi de 9,52% para 8,46%.

A série da Anefac, iniciada em 1995, apurou a menor taxa desde sua criação e revelou que a queda aconteceu em muitas linhas de crédito. O cartão de crédito foi a única exceção segunda a pesquisa, ficando com taxa de 10,69%. A pesquisa revelou ainda que as taxas caíram mais que a SELIC.

As quedas apuradas estão ligadas à política dos bancos públicos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, que diminuíram suas taxas para uma série de produtos, como o cheque especial, o empréstimo pessoal e o financiamento de veículos, dentre outros. Ainda assim, a dica principal ao consumidor que quer conseguir um empréstimo a juros baixos é procurar bastante e comparar. Os bancos e financeiras oferecem produtos muito similares, no entanto as taxas oferecidas variam muito e economizar é questão de paciência.

Atualmente é possível encontrar simuladores que facilitam a comparação e o entendimento do que será pago ao final do contrato de empréstimo. O consumidor pode usar a internet como meio de encontrar o produto financeiro que mais lhe convém.
» Voltar

Outros Temas


Brasil