O CredifilEmpréstimosCartão de CréditoCréditoFinanciamentoRefin.Consórcios

Financiamento de veículos está em alta - 28/02/2012

O volume de financiamentos de veículos no Brasil vem batendo recordes todos os anos, com crescimento da demanda das famílias por carros e, por conseqüência, financiamentos


por Marco Henrique Torres

O volume de financiamentos de veículos no Brasil vem batendo recordes todos os anos, com crescimento da demanda das famílias por carros e, por conseqüência, financiamentos. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o aumento nas vendas de automóveis e veículos comerciais leves foi de 9,81% em janeiro, na comparação anual. O mês de janeiro não foi diferente para o mercado de financiamento de veículos e foi reportado crescimento de 22% no número de operações para compra de carros, pelo Banco Central. A carteira das instituições financeiras atingiu o maior volume histórico, chegando a R$ 174,6 bilhões, contra R$ 142,9 bilhões de janeiro/2011.

Os números apresentados, apesar de recordes, não representam grande alta em relação a dezembro de 2011, com aumento de apenas 0,8% no volume de crédito para aquisição de veículos. Levando-se em conta a concessão de crédito, houve diminuição em relação a dezembro. O financiamento de veículos, juntamente com o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) para compra de outros bens e os financiamentos imobiliários são as únicas modalidades de crédito sobre as quais se reportou baixa em janeiro. Operações de cheque especial, crédito pessoal e cartão de crédito tiveram expansão no mesmo período.

Se nos últimos anos o mercado de crédito é motivo para comemoração, é importante lembrar que o nível de inadimplência detectado em janeiro é o maior desde dezembro de 2009, com 7,55%. Esse é um dado importante na definição das taxas de juros cobradas por bancos, o que pode atrapalhar os prognósticos de queda das taxas para 2012.


» Voltar

Outros Temas


Brasil