O CredifilEmpréstimosCartão de CréditoCréditoFinanciamentoRefin.Consórcios

Medidas do governo devem diminuir inadimplência - 26/05/2012

No último dia 21 o governo anunciou medidas para estimular o crédito e a compra de veículos


por Marco Henrique Torres

No último dia 21 o governo anunciou medidas para estimular o crédito e a compra de veículos, o que deve diminuir a inadimplência na aquisição de crédito para esse fim, além de possibilitar que mais pessoas tenham acesso ao crédito para financiamento de veículos. Com as prestações mais baixas, mais pessoas terão capacidade de pagar por um carro e menos terão problemas em pagar as parcelas.

As medidas afetarão apenas os financiamentos a serem assinados depois da medida, mas a expectativa é positiva para o mercado. A inadimplência no financiamento de veículos tem subido, o que preocupa os empresários e fez com que o governo tomasse medidas. Segundo o Banco Central, a taxa de 5,9% de inadimplência é a maior desde a criação da série para financiamento de veículos, em 2000. Apesar disso, a tendência é que o endividamento fique mais baixo nos próximos meses.

Houve grande expansão do crédito para compra de veículos nos anos de 2010 e 2011. Desde meados de 2011 os bancos tem adotado postura mais conservadora, o que ajuda a melhorar a qualidade do crédito. As medidas anunciadas pelo governo não devem mudar a postura dos bancos, que estão criteriosos na liberação de crédito. O prazo para pagamento de financiamento de veículos também ficou menor se comparado com o ano passado.

A dica para o consumidor é ser tão criterioso quanto os bancos, escolher bem o seu financiamento e comparar para não sair perdendo. Para não se meter em furada, o consumidor tem que se proteger e se planejar.



» Voltar

Outros Temas


Brasil